BC Combate Lavagem de Dinheiro com Regras para Contas-Bolsão

Banco Central endurece regras para contas-bolsão, mirando lavagem de dinheiro pelo crime organizado e fintechs irregulares. Saiba os detalhes.
contas-bolsão — foto ilustrativa contas-bolsão — foto ilustrativa

O Banco Central (BC) implementou novas regras para combater a lavagem de dinheiro pelo crime organizado, focando em desarticular o uso de contas-bolsão. A medida, publicada nesta segunda-feira (3), visa encerrar as atividades financeiras irregulares que se utilizam desses mecanismos.

O que são Contas-Bolsão e Como são Usadas

As contas-bolsão são contas bancárias consolidadas abertas por fintechs em instituições financeiras tradicionais. Elas servem para centralizar e movimentar recursos de diversos clientes de forma coletiva, funcionando como um cofre compartilhado. Para o banco principal, o único titular aparente é a própria fintech.

Fintechs são empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros digitais. A estrutura das contas-bolsão, no entanto, dificulta a identificação individualizada da origem e o rastreamento dos valores movimentados.

Esse mecanismo se tornou um facilitador para o crime organizado, como foi evidenciado em investigações que ligaram o Primeiro Comando da Capital (PCC) à lavagem de dinheiro. A brecha na comunicação às autoridades sobre os clientes e os valores transacionados em contas-bolsão permitia que os criminosos operassem com relativa impunidade.

O Papel das Fintechs e Investigações Recentes

Na megaoperação Carbono Oculto, focada no setor de combustíveis, a BK Bank foi identificada como uma fintech utilizada para operações com dinheiro ilícito em contas-bolsão. Segundo a Receita Federal, em cinco anos, criminosos movimentaram R$ 46 bilhões apenas por meio dessa fintech.

As novas normas, que entram em vigor em 1º de dezembro, exigirão que as instituições financeiras estabeleçam critérios próprios para identificar e encerrar irregularidades em contas-bolsão. Para isso, poderão consultar dados de bases públicas e privadas.

Fonte: G1

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade