BC Aperfeiçoa Garantias de Crédito e Promete Redução de Custos

Banco Central trabalha para melhorar ambiente de garantias de crédito, com foco em duplicatas eletrônicas, prometendo redução no custo do financiamento.
Melhora do ambiente de garantias — foto ilustrativa Melhora do ambiente de garantias — foto ilustrativa

O Banco Central (BC) está empenhado em aprimorar o ambiente de garantias para operações de crédito no país. A informação foi divulgada por Ailton de Aquino santos, diretor de fiscalização da entidade, durante um painel sobre o futuro de instrumentos de financiamento promovido pela Uqbar.

Duplicatas Eletrônicas: Um Mercado Promissor

santos destacou o potencial do projeto de duplicata escritural, que visa modernizar o registro de duplicatas eletrônicas. Segundo ele, este Mercado tem o potencial de movimentar R$ 10 trilhões. O diretor afirmou estar pressionando sua equipe no BC para viabilizar rapidamente esse mercado, em colaboração com as registradoras.

Diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, em evento.
Ailton de Aquino Santos, diretor de fiscalização do Banco Central.

Impacto na Redução do Custo do Crédito

A melhora nas garantias é vista como um caminho direto para a redução do custo do crédito para empresas e consumidores. Ao tornar as garantias mais eficientes e seguras, o BC busca diminuir os riscos percebidos pelas instituições financeiras, o que, em teoria, deve se traduzir em taxas de juros mais baixas.

Inovação e Futuro do Financiamento

A iniciativa do Banco Central reflete um esforço contínuo para modernizar o sistema financeiro brasileiro, alinhando-o às tendências globais de digitalização e eficiência. A busca por novas formas de financiamento e a otimização das existentes são cruciais para o desenvolvimento econômico, especialmente em um cenário de volatilidade e incertezas. A implementação de tecnologias como as duplicatas escriturais é um passo importante nessa direção, facilitando o Acesso a capital e fomentando a atividade empresarial. Para mais informações sobre o mercado financeiro, consulte notícias sobre economia.

Fonte: Valor Econômico

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade