Lula Formaliza Aposentadoria de Barroso; Sucessão no STF Agita Brasília

Lula formaliza aposentadoria de Barroso do STF a partir de sábado. Saiba quem são os cotados para a vaga e os bastidores da sucessão.
aposentadoria de Barroso — foto ilustrativa aposentadoria de Barroso — foto ilustrativa

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou nesta quarta-feira (15) a Aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), tem efeito a partir deste sábado, 18 de maio.

Anúncio Antecipado e Carreira no STF

Barroso, que ingressou no STF em 2013 após indicação da ex-presidente Dilma Rousseff, havia anunciado sua Aposentadoria antecipada em 9 de maio. Originalmente, ele poderia permanecer na Corte até março de 2033, quando atingiria o limite de idade de 75 anos. Sua decisão de antecipar a saída gerou especulações sobre os motivos e o futuro do tribunal.

Mal-Estar e Internação de Barroso

Na mesma quarta-feira, 15 de maio, o ministro Luís Roberto Barroso sentiu um mal-estar e foi encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, devido a uma queda de pressão. Ele passou por exames e sua internação está prevista para continuar ao menos até a quinta-feira (16), gerando atenção sobre seu estado de saúde.

Sucessão no STF e Nomes Cotados

Com a iminente saída de Barroso, o foco se volta para a indicação do seu substituto por Lula. Entre os nomes mais comentados para a vaga estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O presidente Lula já se reuniu com ministros do STF para discutir a sucessão. Há relatos de que parte dos magistrados discorda da preferência de Lula pelo nome de Jorge Messias.

Fonte: Estadão

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade