Aneel recomenda renovação da concessão da Light por 30 anos no Rio

Aneel recomenda renovação da concessão da Light por mais 30 anos. Decisão final cabe ao Ministério de Minas e Energia.
renovação concessão Light — foto ilustrativa renovação concessão Light — foto ilustrativa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (4) a recomendação para a renovação da concessão da Light, que atua na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por mais 30 anos. O parecer técnico será agora encaminhado ao Ministério de Minas e Energia (MME), que tem a palavra final sobre a decisão.

Prédio da Aneel
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Critérios Cumpridos pela Light

A agência reguladora considerou que a distribuidora cumpriu os critérios essenciais para a continuidade dos serviços. Entre eles, destacam-se a eficiência na continuidade do fornecimento de energia, a gestão econômico-financeira, a comprovação de regularidade fiscal e trabalhista, além da demonstração de qualificações jurídica, econômico-financeira e técnica necessárias para operar.

Impacto da Decisão e Próximos Passos

A recomendação favorável da Aneel sugere que a Light atende às exigências regulatórias, permitindo a continuidade de suas operações no estado. O Ministério de Minas e Energia analisará o parecer e tomará a decisão final, que deverá ser publicada nas próximas semanas. A Renovação por mais 30 anos trará maior previsibilidade para os investimentos e a prestação de serviços na região.

A atuação da Light abrange diversos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sendo fundamental para o abastecimento energético de milhões de consumidores. A análise da agência focou em aspectos cruciais para garantir a qualidade e a confiabilidade do serviço público de distribuição de energia elétrica.

Fonte: G1

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade