Alexandre Silveira: Defesa e Urânio são cruciais para soberania brasileira

Ministro Alexandre Silveira defende fortalecimento da Defesa e exploração do urânio no Brasil para garantir soberania e segurança nacional.
Alexandre Silveira Defesa Urânio — foto ilustrativa Alexandre Silveira Defesa Urânio — foto ilustrativa

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou neste sábado (08) a urgência em fortalecer a Defesa nacional e impulsionar a exploração do urânio no Brasil. A declaração ocorreu durante um evento em Fernando de Noronha (PE), focado em sistemas de geração de energia limpa.

Alexandre Silveira falando em evento sobre energia limpa em Fernando de Noronha
Ministro Alexandre Silveira discursa em evento sobre energia limpa.

Silveira destacou que o Brasil possui tecnologia avançada, capacidade de produção de combustível nuclear e vastas reservas de urânio, argumentando que o país deve explorar esse potencial. “Nós temos tecnologia, já produzimos combustível aqui, essa tecnologia é importante pra poder fortalecer a nossa Defesa”, afirmou, mencionando também o desenvolvimento do submarino nuclear brasileiro.

Fortalecimento das Forças Armadas com Royalties do Urânio

O ministro propôs que uma parcela dos royalties provenientes da exploração do urânio seja destinada ao aprimoramento das Forças Armadas. A medida visa garantir a segurança e a soberania do país, além de reforçar a capacidade de atuação em diversas frentes, incluindo a segurança pública.

“Vamos fortalecê-las, porque isso é importante para a segurança da nossa soberania, para o fortalecimento das nossas fronteiras, que nos ajudem em casos específicos, na nossa segurança pública”, enfatizou Silveira. Ele reiterou a crença de que o Brasil, como nação de grande porte, necessita investir continuamente em sua capacidade de Defesa para garantir sua integridade.

Exploração de Urânio e Segurança Nacional

A Defesa do fortalecimento da Defesa e da exploração do urânio por Alexandre Silveira ressalta a importância estratégica desses setores para o país. A tecnologia de produção de combustível nuclear e o desenvolvimento de submarinos com propulsão nuclear são vistos como pilares para a autonomia e projeção de poder do Brasil no cenário internacional. A proposta de vincular royalties da exploração do mineral ao financiamento militar visa criar uma fonte de recursos contínua para esses investimentos essenciais.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade