Alerta de Robert Cohen: Cuidado com financiamento de dívida em IA

Robert Cohen, da DoubleLine Capital, alerta sobre riscos no financiamento de dívidas voltadas para inteligência artificial. Entenda os perigos para investidores.
Financiamento de dívida em IA — foto ilustrativa Financiamento de dívida em IA — foto ilustrativa

Investidores de renda fixa devem ter cautela ao financiar o boom da Inteligência Artificial (IA), de acordo com Robert Cohen, da DoubleLine Capital. O diretor de crédito global da firma de investimentos alertou sobre os riscos em setores tangenciais e relacionados que dão suporte a esses novos projetos de IA.

Riscos da IA e o Setor de Crédito

Cohen destacou a necessidade de atenção redobrada não apenas com o setor de tecnologia, mas também com as áreas que orbitam a inteligência artificial. Ele questionou as potenciais consequências caso o atual frenesi de financiamento em torno da IA se esgote. “Quem sabe qual será o efeito cascata se a música parar?”, disse o especialista em crédito em uma recente Entrevista ao podcast Bloomberg Intelligence Credit Edge.

Oportunidades e Armadilhas no Financiamento de Tecnologia

A ascensão da inteligência artificial tem impulsionado um volume significativo de investimentos, atraindo capital para o desenvolvimento de novas tecnologias e infraestruturas. No entanto, Cohen sugere que essa rápida expansão pode mascarar riscos substanciais para o Mercado de crédito. A dependência de um ecossistema de suporte para projetos de IA torna o setor vulnerável a choques, similar a outros ciclos de euforia tecnológica.

Análise de Risco e Perspectivas para Investidores

A análise de Cohen aponta para uma volatilidade intrínseca no financiamento de dívidas ligadas à IA, ressaltando que a falta de modelos de negócios consolidados em muitas empresas do setor pode levar a dificuldades futuras. Para os investidores, a recomendação é de uma abordagem mais conservadora, avaliando cuidadosamente os fluxos de caixa e a sustentabilidade dos negócios que dependem, em grande parte, da contínua injeção de capital. A mercado financeiro global observa com atenção os desdobramentos deste cenário.

Fonte: Bloomberg

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade