A Albemarle Corp., maior produtora mundial de lítio, anunciou a venda de parte de seus negócios para reduzir sua dívida e gerar caixa, diante da persistente queda nos preços do metal essencial para baterias. A empresa está diminuindo sua exposição ao setor de catalisadores de refino.
Venda de Negócios Estratégicos
A companhia, sediada em Charlotte, Carolina do Norte, concordou em vender uma participação majoritária em seu negócio de soluções de catalisadores de refino da Ketjen Corp. para a KPS Capital Partners LP, uma firma de private equity. Simultaneamente, a Albemarle venderá sua participação de 50% na joint venture Eurecat para a Axens SA. Essas transações somam US$ 660 milhões.
Impacto no Mercado de Lítio
A decisão da Albemarle reflete um cenário de preços baixos para o lítio, um componente vital na fabricação de baterias para veículos elétricos e eletrônicos. A redução da dívida e a geração de caixa são prioridades para a mineradora em um momento de volatilidade no Mercado de commodities.
Próximos Passos da Albemarle
Com as vendas, a Albemarle busca fortalecer sua posição financeira e focar em suas operações principais no setor de lítio e outros materiais avançados. A estratégia visa otimizar o portfólio da empresa e prepará-la para as futuras demandas do mercado de energia limpa.
Fonte: Bloomberg