O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, anunciou sua saída do cargo com a sensação de “missão cumprida”. A decisão, comunicada por ele em um vídeo no X (antigo Twitter), sinaliza seu planejamento para concorrer nas eleições de 2026, visando uma vaga de deputado federal por Sergipe.
Macêdo expressou gratidão a Lula, que, segundo informações de fontes do Palácio do Planalto, decidiu demiti-lo devido a insatisfações com a gestão da pasta. A movimentação política visa dar um direcionamento à esquerda na condução da Secretaria-Geral, antecipando o cenário eleitoral.
Substituição e Nova Direção
A pasta será assumida pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que, de acordo com as declarações de Macêdo, entra para focar na gestão, indicando que não será candidato em 2026. A nomeação de Boulos deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) em breve.
Macêdo permaneceu na Secretaria-Geral por 34 meses, período em que realizou um balanço de sua gestão. A saída ocorre em um momento estratégico, preparando o terreno para sua futura candidatura e, ao mesmo tempo, reposicionando a Liderança da Secretaria-Geral com um novo perfil político.
Fonte: Estadão