A Mastercard anunciou o lançamento de um novo cartão de crédito voltado para o público de altíssima renda no Brasil. O evento de apresentação ocorreu no Hotel Palácio Tangará, em São Paulo.
Batizado de Mastercard World Legend, o cartão será confeccionado em metal ou cerâmica e oferecerá benefícios exclusivos nas áreas de viagem, gastronomia e entretenimento. O Brasil é o terceiro maior mercado da empresa globalmente e o segundo país a receber este produto.
O Mastercard World Legend já conta com a confirmação de sete instituições financeiras e bancos emissores. Esses emissores, que respondem por 40% dos gastos com cartão de crédito no país, definirão as políticas de elegibilidade para os clientes. Embora a faixa de gasto seja um critério orientado pela Mastercard, a empresa deixou a critério dos bancos a definição exata dos limites.
“O banco pode escolher adotar uma estratégia de oferecer o cartão para um cliente que não gaste tanto, mas que é importante para ele. Ele, banco, vai oferecer como um benefício. Queremos dar essa liberdade para os bancos”, explicou Leonardo Linares, vice-presidente sênior de Soluções de Produtos e Serviços da Mastercard no Brasil.
Perfil do Cliente
Os dados apresentados pela Mastercard indicam que o Mastercard World Legend mira o 1% mais rico do Brasil. Este grupo concentra 27,4% da renda nacional, com uma renda média mensal de R$ 90 mil. Dentro deste segmento, o 0,1% mais abastado apresenta uma renda média anual de R$ 4,6 milhões.
Benefícios Exclusivos
Uma pesquisa global da Mastercard revelou que 59% dos consumidores de alto padrão preferem investir em experiências. Deste grupo, 86% utilizam o cartão de crédito com mais frequência do que o consumidor médio. Dados da PYMNTS Intelligence mostram que 74% dos usuários de cartões premium utilizaram pelo menos um benefício no último ano, comparado a apenas 32% dos portadores de cartões tradicionais.
Essas percepções direcionaram as características do Mastercard World Legend, que se posiciona acima dos cartões Black. Os benefícios são divididos em três pilares: viagem, gastronomia e entretenimento.
Na categoria viagem, o cartão oferece anytime check-in e check-out em hotéis de luxo selecionados, como o Palácio Tangará (SP) e o Belmond Copacabana Palace (RJ). Este benefício permite ao cliente uma flexibilidade notável nos horários de entrada e saída.
Na gastronomia, o cartão proporciona experiências em estabelecimentos com estrelas Michelin, incluindo reservas prioritárias, menus exclusivos e valet gratuito. Em São Paulo, locais como D.O.M., Huto e Maní estão entre os participantes, e no Rio de Janeiro, a Casa 201.
Para entretenimento, os clientes terão acesso à curadoria de arte pela galeria Nara Roesler, visitas guiadas por art advisors, e convites para feiras de arte nacionais e internacionais.
Categoria Exclusive
Dentro do Mastercard World Legend, haverá uma categoria ainda mais restrita, a Exclusive. Esta oferecerá benefícios ainda mais diferenciados, como a cortesia de uma segunda passagem na compra de uma passagem em classe executiva.
Adicionalmente, a partir de novembro, os clientes Legend terão acesso ao “Taste of Priceless”, o primeiro espaço gastronômico e de bem-estar da empresa no Aeroporto de Guarulhos, com um menu assinado pelo chef Alex Atala.
Como embaixadores do programa Legend, foram escolhidos a consultora de moda Constanza Pascolato, o navegador Amyr Klink, o cantor Seu Jorge e o chef Alex Atala.
Posicionamento de Mercado
O objetivo principal do Mastercard World Legend não é gerar um alto volume de receita imediata, mas sim reforçar o posicionamento da bandeira entre os consumidores de altíssima renda. “O objetivo específico do World Legend não é trazer um volume muito grande, porque ele é um produto restrito”, reiterou Linares.
A Mastercard continua focada em expandir sua participação em diversas ocasiões de compra. Iniciativas como o Click to Pay e a inclusão em sistemas de transporte público são exemplos dessa estratégia, que busca ampliar o hábito de uso e explorar produtos aspiracionais.
Fonte: InfoMoney