O Banco Central (BC) está empenhado em aprimorar o ambiente de garantias para operações de crédito no país. A informação foi divulgada por Ailton de Aquino santos, diretor de fiscalização da entidade, durante um painel sobre o futuro de instrumentos de financiamento promovido pela Uqbar.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/s/v/XLUybATHufsFaVEsqsDQ/888x364px.gif" alt=""><figcaption></figcaption></figure>)
Duplicatas Eletrônicas: Um Mercado Promissor
santos destacou o potencial do projeto de duplicata escritural, que visa modernizar o registro de duplicatas eletrônicas. Segundo ele, este Mercado tem o potencial de movimentar R$ 10 trilhões. O diretor afirmou estar pressionando sua equipe no BC para viabilizar rapidamente esse mercado, em colaboração com as registradoras.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/s/v/XLUybATHufsFaVEsqsDQ/888x364px.gif)
Impacto na Redução do Custo do Crédito
A melhora nas garantias é vista como um caminho direto para a redução do custo do crédito para empresas e consumidores. Ao tornar as garantias mais eficientes e seguras, o BC busca diminuir os riscos percebidos pelas instituições financeiras, o que, em teoria, deve se traduzir em taxas de juros mais baixas.
Inovação e Futuro do Financiamento
A iniciativa do Banco Central reflete um esforço contínuo para modernizar o sistema financeiro brasileiro, alinhando-o às tendências globais de digitalização e eficiência. A busca por novas formas de financiamento e a otimização das existentes são cruciais para o desenvolvimento econômico, especialmente em um cenário de volatilidade e incertezas. A implementação de tecnologias como as duplicatas escriturais é um passo importante nessa direção, facilitando o Acesso a capital e fomentando a atividade empresarial. Para mais informações sobre o mercado financeiro, consulte notícias sobre economia.
Fonte: Valor Econômico