INSS suspende programa de fila por falta de orçamento

INSS suspende programa de redução de fila por falta de orçamento. Gilberto Waller Jr. pede suplementação de R$ 89 milhões para retomar PGB e atender milhões de segurados.
INSS suspende programa — foto ilustrativa INSS suspende programa — foto ilustrativa

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Jr., suspendeu temporariamente o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB). O objetivo do programa era reavaliar e revisar benefícios previdenciários e assistenciais para reduzir a fila de atendimento.

A justificativa para a Suspensão é a falta de verba. O presidente do Instituto enviou um ofício ao Ministério da Previdência solicitando uma suplementação orçamentária de R$ 89.156.165,29 para garantir a continuidade do PGB.

Este programa funciona como um incentivo: os servidores recebem um bônus caso analisem mais requerimentos do que a meta diária estabelecida. O PGB é uma ferramenta frequentemente utilizada pelo INSS para diminuir o acúmulo de processos. A versão atual do programa estava em vigor desde 15 de abril de 2025.

Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Fila do INSS ultrapassa 2,6 milhões de brasileiros

Em agosto, a fila do INSS já ultrapassava 2,6 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Portal da Transparência. Em dezembro do ano passado, o número de pessoas aguardando a concessão de benefícios superou a marca de 2 milhões. Em março deste ano, o volume atingiu o pico de 2,7 milhões de segurados.

Por meio de ofício, o Instituto determinou que, durante o período de suspensão do Programa de Gestão de Benefícios (PGB), novas tarefas não deverão ser concluídas pela chamada “análise extraordinária”. O documento também orienta que todas as demandas pendentes ou em exigência sejam retiradas desse tipo de análise e retornem à fila comum de processamento de benefícios.

Importância do PGB e busca por recursos

No mesmo ofício, a presidência do INSS reconheceu a importância do PGB e o empenho dos servidores envolvidos, destacando que a iniciativa tem sido essencial para reduzir o tempo médio de análise dos benefícios. A autarquia informou que está atuando junto aos órgãos competentes para garantir a suplementação dos recursos necessários e retomar o programa o mais rapidamente possível.

A reportagem solicitou um posicionamento oficial do INSS e aguarda retorno.

Fonte: G1

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade