O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou uma série de conversas nesta terça-feira (14) no Palácio da Alvorada com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. O objetivo é discutir a futura vaga no STF, aberta com a Aposentadoria de Luiz Roberto Barroso.


Nomeação e Resistências
A estratégia de Lula envolve ouvir diferentes perspectivas para garantir uma indicação com o mínimo de resistências possíveis, tanto dentro do STF quanto no Senado Federal, onde o nome escolhido passará por sabatina e aprovação. Earlier, Lula met with the Attorney General of the Union, Jorge Messias, considered a strong contender for the nomination by the president.
Diálogo com o Congresso
O chefe do Executivo também planeja dialogar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que tem defendido a indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Há receio no Planalto de que a não nomeação de Pacheco possa gerar retaliações por parte do Senado ao governo e ao próprio indicado. Lula também abordará com Alcolumbre vetos presidenciais que podem ser pautados em sessão do Congresso Nacional.
Fonte: G1