O presidente do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, teceu Críticas à atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, afirmando que a postura do parlamentar causou um “prejuízo muito grande” para o projeto político da direita visando a eleição presidencial de 2026.

Em Entrevista ao Canal Livre, da TV Bandeirantes, no último domingo (12), Nogueira declarou: “Eu não condeno o Eduardo porque eu não sei o que que eu faria se meu pai tivesse sendo injustiçado, mas foi um prejuízo gigantesco para o nosso projeto político”. Ele também mencionou que o campo da direita tinha “uma eleição completamente resolvida” antes das tarifas e da atuação de Eduardo nos EUA, mas agora enfrentará uma disputa.
Tarcísio de Freitas como alternativa para 2026
Ciro Nogueira tem defendido publicamente que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seja o nome da direita para a Presidência em 2026. No entanto, a família Bolsonaro tem resistido em abrir mão da liderança da chapa. Nogueira já havia afirmado, em entrevista anterior à GloboNews, que Tarcísio seria candidato com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e que jamais o trairia.

Troca de acusações nas redes sociais
A crítica de Ciro Nogueira não foi bem recebida por Eduardo Bolsonaro, que utilizou suas redes sociais para responder. O deputado federal rebateu: “Prezado Ciro Nogueira, o prejuízo foi gigantesco para o seu plano pessoal, não se pode confundir o seu interesse com o do Brasil“. Ele complementou: “Compadeço com o seu sentimento, pois também foi um grande prejuízo para mim, a diferença é que estou disposto a sacrificar os meus interesses pessoais pelo Brasil“.
A discussão continuou nas redes sociais. Ciro Nogueira respondeu ao deputado: “Prezado Eduardo Bolsonaro, não tenho dúvida de que houve um enorme desprendimento pessoal de sua parte. Quanto a mim, tenha certeza de que não tive nem terei nenhum prejuízo pessoal. Você sabe a distância entre o que falam de nós e a realidade. Nunca quis ser nada além do que sou. Com uma outra forma de ver, o que me interessa também é o Brasil“.
Contexto Político para 2026
A polêmica entre os dois líderes políticos evidencia as tensões internas no campo da direita brasileira às vésperas de um ano eleitoral crucial. A disputa pela indicação do candidato presidencial em 2026 e as estratégias adotadas, tanto no Brasil quanto no exterior, tornam-se pontos centrais para a definição do futuro da oposição ao governo atual. A atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA e as declarações de Ciro Nogueira refletem a complexidade e as divisões dentro do segmento.
Fonte: G1