Carros Voadores Chineses Buscam Novo Mercado no Golfo Árabe

Empresa chinesa Aridge apresenta carros voadores em Dubai, visando o mercado de luxo do Golfo. Saiba mais sobre o futuro da mobilidade aérea.
carros voadores — foto ilustrativa carros voadores — foto ilustrativa

Numa cidade acostumada a cenas de tirar o fôlego, o carro voador chinês que pairou sobre um dos balneários mais luxuosos de Dubai ainda conseguiu chamar atenção. Em uma demonstração para um público seleto nos Emirados Árabes Unidos, no domingo (12), a empresa chinesa Aridge, sediada em Guangzhou, apresentou um voo tripulado de seu novo Land Aircraft Carrier.

O veículo é parte de sua tentativa de transformar os bilionários do Golfo em clientes de um novo meio de transporte de luxo. Liberada do compartimento traseiro de uma robusta “nave-mãe” com rodas — essencialmente uma van futurista de grande porte —, a aeronave elétrica decola e pousa na vertical, como um helicóptero tradicional. Segundo a Aridge, o modelo já recebeu 600 encomendas antecipadas, incluindo dos grupos Ali & Sons, dos Emirados, e Almana, do catar.

Carro voador Aridge demonstrado nos Emirados Árabes Unidos.
Demonstração do carro voador da Aridge em Dubai.

O carro voador da Aridge, controlado por um joystick e com modo de voo automático, custará menos de US$ 270 mil no mercado chinês. O preço para os Emirados ainda não foi divulgado. “Foi projetado para ser acessível e poder ser pilotado por pessoas comuns, não é preciso ser um piloto profissional”, disse Michael Chao Du, diretor financeiro e vice-presidente da Aridge, em Entrevista.

A Aridge é uma subsidiária da XPENG Motors e faz parte de uma tendência crescente nos Emirados Árabes Unidos, país conhecido por seus arranha-céus e exibições de tecnologia e riqueza. A empresa enfrentou um revés no mês passado, quando uma de suas aeronaves pegou fogo durante um show aéreo na China.

Visão aérea de Dubai com seus arranha-céus.
Dubai é conhecida por suas exibições de tecnologia e riqueza.

Desafios e Potencial da Mobilidade Aérea Urbana

Avanços em tecnologia de baterias têm levado dezenas de empresas de táxi aéreo a testar seus veículos pelo mundo. Mas, apesar dos bilhões de dólares investidos em pesquisa e produção, ainda não está claro se o setor tem futuro além do nicho dos ultrarricos. Mesmo algumas das startups mais conhecidas da área têm enfrentado dificuldades para atrair investidores, e o Mercado de massa segue incerto.

A Joby Aviation, sediada na Califórnia e especializada em aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, também planeja lançar um serviço de táxi aéreo em Dubai. A iniciativa reforça a posição da cidade como um polo de inovação em mobilidade.

Licenças e Expectativas para o Futuro

O primeiro voo público tripulado do Land Aircraft Carrier, realizado no domingo em Palm Jumeirah, ocorreu após a Aridge ter obtido, em setembro, uma autorização especial de voo para aeronaves tripuladas estrangeiras concedida pela Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados. A empresa ainda precisará de outras licenças para operar e vender o veículo após a fase de testes.

“Os carros voadores são o futuro da mobilidade”, afirmou Ali Al Blooshi, representante da autoridade de aviação civil de Dubai, durante o evento. “Esperamos que se tornem acessíveis e baratos em breve, à medida que mais empresas entrarem nesse mercado.”

A Aridge afirma ter iniciado a produção em massa em uma fábrica na China com capacidade para 10 mil unidades por ano e prevê as primeiras vendas ao consumidor em 2027.

Fonte: Folha de S.Paulo

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade