O mercado financeiro apresenta um vasto leque de oportunidades de investimento, mas com níveis de risco variados, deixando o investidor comum confuso diante da complexidade e diversidade dos produtos disponíveis.
Muitos buscam auxílio na internet, com influenciadores digitais, ou em gerentes e consultores de bancos. O resultado é que inúmeras pessoas têm sofrido grandes perdas com aplicações que pareciam promissoras. Em contrapartida, os especuladores e vendedores de ilusões lucram significativamente com comissões e salários, em um cenário que se assemelha à corrida do ouro nos EUA, onde os vendedores de ferramentas foram os maiores beneficiados.
Perdas com COEs de Braskem e Ambipar
Recentemente, investidores foram surpreendidos com a notícia da liquidação antecipada de Certificados de Operações Estruturadas (COEs) atrelados a dívidas da Braskem e da Ambipar, resultando em perdas expressivas.
No caso dos COEs da Ambipar, a perda aproximou-se de 93%, enquanto os da Braskem registraram perdas entre 63% e 74%. Esses produtos foram comercializados como investimentos seguros, mas demonstraram o contrário em sua operação.
Estudos indicam que produtos focados em ativos financeiros mistos, combinando ações, futuros e diferentes classes de ativos, tendem a gerar perdas generalizadas para os investidores mais audaciosos ou incautos. Um exemplo disso é uma pesquisa de Fernando Chague e Bruno Giovannetti (RBFin, 2025), que analisou operações de day trade em contratos futuros no Brasil entre 2017 e 2023, com base em dados da CVM.
Day Trade: Um Jogo de Perdas Bilionárias
Durante o pico da pandemia, o Brasil registrou cerca de 100 mil operações diárias de day trade, com quase 1 milhão de indivíduos participando pelo menos uma vez entre 2020 e 2023. As perdas totais nessas operações somaram R$ 9,9 bilhões entre março de 2020 e o final de 2023. Isso representa uma perda média de R$ 10,2 mil por indivíduo, sem considerar custos adicionais como corretagem e emolumentos.
Neste período, 96% dos dias foram negativos para pessoas físicas, evidenciando que essa atividade funciona mais como uma transferência contínua de recursos de investidores individuais para instituições financeiras.
Influenciadores e Vieses Comportamentais
Na Índia, o maior mercado de derivativos de ações do mundo, o número de day traders triplicou em quatro anos. Desses, 70% perderam dinheiro, com maior incidência entre jovens e aqueles que operam com alta frequência. A atuação de influenciadores, a Falta de conhecimento e a gamificação ativam vieses comportamentais que levam as pessoas a continuarem perdendo dinheiro nessas operações.
A realidade é que muitos no Mercado vendem promessas e entregam resultados desastrosos, enquanto os investidores compram e pagam um preço alto por um sonho de ganho rápido, mas com perda praticamente garantida.
Fonte: Estadão