Fux adia decisão em caso de Moro contra Gilmar Mendes no STF

Luiz Fux adia decisão no STF sobre processo de calúnia de Sergio Moro contra Gilmar Mendes, após outros ministros já terem votado pela manutenção do senador como réu.
Moro calúnia Gilmar Mendes STF — foto ilustrativa Moro calúnia Gilmar Mendes STF — foto ilustrativa

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux adiou a decisão em um processo onde o senador Sergio Moro é réu por calúnia contra Gilmar Mendes, outro membro da Corte. Fux pediu vista, o que concede até 90 dias para análise do caso. A medida não livra Moro da ação, mas atrasa a formalização de uma decisão sobre sua manutenção como réu.

Primeira Turma do STF já se posicionou contra Moro

Na Primeira Turma do STF, todos os outros ministros votaram pela manutenção de Sergio Moro, ex-juiz da Lava Jato, como réu. Entre eles está Cristiano Zanin, que já atuou na Defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ministro Luiz Fux do STF
Ministro Luiz Fux pediu vista no processo.

Acusação de calúnia contra Gilmar Mendes

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou Moro com base em um vídeo publicado em abril de 2023. Na gravação, o senador teria insinuado que seria possível comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes, imputando-lhe crime de corrupção passiva.

A Defesa de Sergio Moro argumenta que não houve intenção de caluniar e que o episódio foi uma piada infeliz. A relatora do caso, ministra Carmem Lúcia, considerou que não havia elementos suficientes para arquivar a denúncia.

Fonte: Estadão

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade