O presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, tentou evocar a união partidária utilizando como referência o mistério da morte de Odete Roitman na novela Vale Tudo. Em uma mensagem divulgada na noite de terça-feira, Rueda pediu o “modo união” aos membros do partido. No entanto, no dia seguinte, a legenda demonstrou estar longe de um consenso, ao suspender o ministro do Turismo, Celso Sabino, de suas funções partidárias.
Suspensão de Celso Sabino e Processo Disciplinar
Celso Sabino foi destituído da presidência do União Brasil no Pará e enfrenta um processo disciplinar no Conselho de Ética da legenda. A irritação da cúpula partidária se deu pela recusa do ministro em deixar o Ministério do Turismo, contrariando um ultimato da sigla há 20 dias. Sabino, no entanto, busca manter sua posição na Esplanada dos Ministérios.
Respaldo da Bancada e Imbróglio no PP
A permanência de Sabino no cargo conta com o apoio da maioria da bancada do União Brasil na Câmara, composta por 46 dos 59 deputados. Essa força-tarefa parlamentar deseja manter o Acesso à pasta do Turismo. A situação no União Brasil reflete um problema similar em outra legenda da federação, o PP. O partido já determinou a saída de André Fufuca do Ministério dos Esportes, após o ministro se recusar a deixar o governo Lula. A decisão do PP de afastar Fufuca ocorreu nesta quarta-feira, 8.
Análise Política: A Tensão entre Cargos no Governo e Fidelidade Partidária
O impasse entre os ministros Celso Sabino e André Fufuca com seus respectivos partidos evidencia a complexa relação entre a manutenção de cargos no Poder Executivo e as diretrizes das legendas. Enquanto alguns parlamentares e a cúpula partidária buscam direcionar as estratégias eleitorais e o alinhamento com as bases, ministros empossados demonstram interesse em permanecer em suas pastas, mesmo que isso gere atritos internos. A novela Vale Tudo, com seu mistério sobre a morte de Odete Roitman, serviu apenas como um pano de fundo para expor as rachadas internas do União Brasil.
Fonte: Estadão