COP30: Belém inicia cúpula com obras inacabadas e expectativa de líderes

COP30 começa em Belém com 57 chefes de Estado, mas local de reuniões e pavilhões de países ainda em obras. Confira os detalhes.
COP30 Belém — foto ilustrativa COP30 Belém — foto ilustrativa

Na véspera da abertura da Cúpula de Líderes, que acontece em Belém a partir desta quinta-feira (6), o recinto destinado a receber 57 chefes de Estado ainda apresentava obras em andamento. O Estadão buscou contato com a secretaria extraordinária da COP30 sobre o atraso, mas não obteve retorno.

Na chamada “zona azul” da Organização das Nações Unidas (ONU), local das negociações climáticas e reuniões da Cúpula de Líderes, operários ainda finalizavam a montagem do espaço reservado para os presidentes na quarta-feira (5).

Trabalhadores em obras no local da COP30 em Belém.
Obras avançavam em ritmo acelerado na véspera da abertura oficial da COP30 em Belém.

Na área reservada para a Cúpula de Líderes, além de um espaço de convivência para os chefes de Estado, foi montada uma estrutura similar a um gabinete presidencial, de onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva despachará quando necessário.

Expectativa de Recepção e Reuniões Presidenciais

Há expectativa de que, ao chegarem, os líderes realizem uma foto de cumprimento com o presidente Lula antes de serem direcionados ao espaço de convivência. De lá, seguirão para as reuniões em plenárias, que ocorrerão em locais isolados da imprensa e das demais estruturas da COP-30.

Atraso nas Estruturas Gerais da Cúpula

Fora do percurso exclusivo das comitivas presidenciais, as obras apresentam maior atraso. Na entrada comum da zona azul, grande parte dos pavilhões dos países ainda está em fase de construção. Em edições anteriores de COPs, era comum que muitos presidentes visitassem e participassem de agendas nos espaços dedicados aos seus países, o que não deve ser viável nesta edição.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade