O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reiterou a expectativa de que o acordo final entre o Mercosul e a União Europeia seja assinado em dezembro. A declaração ocorreu após uma reunião bilateral entre a líder europeia e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Belém, na véspera da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30).
Em setembro, a Comissão Europeia havia validado o texto do tratado, que seguiu para análise dos Estados-membros e do Parlamento Europeu. A expectativa é que a assinatura ocorra ainda neste ano.
Questionado sobre os avanços na discussão do acordo, Vieira confirmou que houve progresso, mas evitou entrar em detalhes. “A presidente da Comissão reafirmou sua certeza, sua crença, sua firme esperança de que o acordo seja assinado no final do ano”, declarou o ministro.
Discussões Bilaterais e Clima
Mauro Vieira também comentou sobre outras reuniões bilaterais de Lula. O Governo brasileiro enfatizou a necessidade de aumentar o financiamento climático. O foco principal das discussões com líderes globais foi o combate às mudanças climáticas, embora outras questões políticas também tenham sido abordadas.
Anteriormente, o ministro havia informado que Lula expressaria “solidariedade regional” à Venezuela durante um encontro entre países caribenhos e a União Europeia na Colômbia. Lula participará da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE) no próximo domingo, 9.
Sobre a possibilidade de abordar a Venezuela, Vieira afirmou que a questão seria levantada por países da região e também por interesse de membros da União Europeia. “São muitos temas de interesse das duas regiões. Um dos temas levantados será a Venezuela, por países da região e por interesse também de países da União Europeia. O que se pode dizer disso é o que se espera que aconteça”, disse.
Fonte: Estadão