Ibovespa Futuro Oscila Perto da Estabilidade; Foco no Copom e Balanços

Ibovespa Futuro flutua próximo à estabilidade aguardando decisão do Copom sobre a Selic e divulgação de balanços corporativos. Entenda os fatores de mercado.
Ibovespa Futuro — foto ilustrativa Ibovespa Futuro — foto ilustrativa
Pessoas observam painéis eletrîonicos na B3, em São Paulo 10/07/2025 REUTERS/Alexandre Meneghini

O Ibovespa Futuro opera com perto da estabilidade nesta quarta-feira (5), com atenções voltadas para a decisão sobre juros do Banco Central e diversos balanços corporativos que marcarão o final do dia. Uma liquidação em ações de tecnologia pesava nos mercados externos. Às 9h06 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em dezembro subia 0,04%, aos 153.195 pontos.

A expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom) mantenha a taxa básica de juros, a Selic, em 15%. As atenções estão voltadas para possíveis indicações no comunicado da decisão sobre quando os cortes começarão. As reuniões seguintes do colegiado ocorrem em dezembro, janeiro e março.

Agenda Corporativa e Política Nacional

Entre as empresas, divulgam seus balanços do terceiro trimestre Axia (ELET3), Engie (EGIE3), Minerva (BEEF3), Rede D’Or (RDOR3), Totvs (TOTS3) e Vivara (VIVA3), entre outras. Os resultados corporativos são cruciais para a precificação dos ativos.

Na agenda nacional, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado deve votar projeto de isenção do Imposto de Renda (IR) de quem ganha até R$ 5 mil mensais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Belém, tem uma série de reuniões bilaterais, incluindo com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Mercados Internacionais e Volatilidade

No exterior, as ações caíam diante de uma liquidação no setor de tecnologia, elevando a volatilidade aos níveis mais altos desde abril e impulsionando ativos considerados seguros, como o ouro e os títulos de governos. Os temores são de que os mercados de ações possam ter se tornado excessivamente valorizados após os CEOs do Morgan Stanley e do Goldman Sachs terem questionado se as avaliações extremamente altas podem ser sustentadas.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,05%, o S&P Futuro tinha queda de 0,20% e o Nasdaq Futuro recuava 0,38%.

Gráfico indicando a cotação do Ibovespa Futuro em estabilidade, com destaque para a atenção do mercado no Copom e balanços corporativos.
Ibovespa Futuro opera com estabilidade, aguardando decisões do Copom e divulgação de balanços.

Desempenho de Mercados Globais

Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,20%, a R$ 5,432 pontos.

As ações asiáticas caíram. O Kospi, da Coreia do Sul, recuou mais de 2%, assim como o Nikkei, do Japão. Ambos os índices se recuperaram das mínimas da sessão, enquanto os mercados chineses avançaram com a melhora do humor dos investidores.

Os mercados europeus operam no vermelho. O pessimismo observado na Europa surge em meio a um cenário semelhante nos mercados dos EUA e da Ásia-Pacífico durante a noite, com os investidores cada vez mais preocupados com as altas avaliações das ações de empresas de tecnologia e de Inteligência Artificial, temendo a formação de uma bolha.

Os preços do petróleo operam perto da estabilidade, enquanto os investidores avaliavam os sinais de aumento dos estoques nos EUA em contraste com a redução das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

As cotações do minério de ferro na China recuaram pela quarta sessão consecutiva, pressionadas por temores com a demanda na China, principal consumidora, devido à persistente fraqueza do setor manufatureiro.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade