O partido União Brasil definiu o horário para a reunião do Conselho de Ética que pode levar à Expulsão do Ministro do Turismo, Celso Sabino. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira, 10, às 15h, coincidentemente no mesmo momento da abertura oficial da COP-30, conferência climática da ONU que ocorrerá em Belém (PA). Essa coincidência temporal é interpretada como uma clara provocação, visto que o evento climático é uma das principais bandeiras do governo Lula e de Sabino.
Embates Internos e Ultimatuns no União Brasil
O ministro tem enfrentado intensos embates dentro do União Brasil há meses, buscando manter sua posição na Esplanada dos Ministérios sem sofrer sanções partidárias. Em 18 de setembro, o partido impôs um ultimato para que Sabino deixasse o ministério. Contudo, ele optou por permanecer alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A federação União-PP havia declarado seu desembarque do Governo federal no início de setembro, com a intenção declarada de apoiar um candidato opositor à presidência em 2026. Entretanto, nas semanas subsequentes, o presidente Lula intensificou demonstrações públicas de apoio a Sabino, que almeja uma vaga no Senado pelo Pará em 2026, contando com o suporte do petista.
COP-30: Evento Climático em Meio a Crise Partidária
A escolha do horário para a reunião de expulsão de Celso Sabino, exatamente na abertura da COP-30, em Belém, acentua a tensão política. A conferência, focada em mudanças climáticas, é um evento de grande relevância internacional e uma plataforma importante para as pautas ambientais defendidas pelo governo. A manobra do União Brasil pode ser vista como uma tentativa de ofuscar ou gerar instabilidade em torno de um evento crucial para a imagem do Brasil no cenário global.
Fonte: Estadão