UE Investiga Compra de Minas de Níquel da Anglo American pela Chinesa MMG

UE investiga compra de negócios de níquel da Anglo American no Brasil pela chinesa MMG por preocupações com concorrência e custos na Europa.
Aquisição de Minas de Níquel no Brasil — foto ilustrativa Aquisição de Minas de Níquel no Brasil — foto ilustrativa

A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, iniciou uma investigação para analisar a proposta de aquisição do negócio de mineração de níquel da Anglo American no Brasil pela MMG, subsidiária da estatal chinesa China Minmetals Corporation. A análise será feita sob o Regulamento de Fusões.

Detalhes da Transação Proposta

O acordo, anunciado em fevereiro, prevê a compra pela MMG de duas operações de ferro-níquel em Goiás – Barro Alto e Codemin (em Niquelândia) – por US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 2,69 bilhões). Além disso, o negócio inclui outros dois projetos minerais de níquel com potencial de desenvolvimento futuro: Jacaré, no Pará, e Morro Sem Boné, no Mato Grosso.

Preocupações da União Europeia

As preocupações iniciais da UE, expressas em comunicado oficial, centram-se no potencial impacto sobre o mercado europeu. A Comissão teme que a transação permita à MMG desviar o fornecimento de ferro-níquel dos mercados europeus. Essa ação poderia resultar em Custos mais elevados e redução da qualidade na produção de aço inoxidável na Europa, um setor vital para a indústria do bloco.

Apesar de algumas concessões apresentadas pela MMG, a Comissão Europeia considerou as propostas insuficientes. A investigação aprofundada tem um prazo de 90 dias úteis, com decisão prevista até 20 de março de 2026. O objetivo é determinar se as preocupações preliminares de concorrência se confirmarão.

Posição da Anglo American

Em resposta à agência de notícias AFP, um porta-voz da Anglo American afirmou que a empresa não acredita que a transação Levante problemas de concorrência para a Europa. A companhia declarou estar “plenamente comprometida” com a concretização do acordo e que continuará a colaborar com a Comissão Europeia para avançar no processo de aprovação e abordar quaisquer questões pendentes.

Contexto da Anglo American

Fundada em 1917 na África do Sul, a Anglo American é uma das maiores companhias mineradoras globais, com sede em Londres e cotada também em Joanesburgo. O grupo tem passado por uma reestruturação, dividindo seus negócios em unidades distintas que abrangem carvão metalúrgico, platina, diamantes, cobre, minério de ferro e fertilizantes.

Alcance da Regulamentação Europeia

A normativa da União Europeia permite que o bloco fiscalize operações de fusão, mesmo que envolvam empresas sediadas fora de seu território, desde que essas transações tenham impacto nos mercados europeus. Esta prerrogativa garante que a concorrência seja mantida em setores estratégicos para a economia do bloco.

Fonte: Estadão

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade