Lula a Trump: América Latina é ‘zona de paz’, sem guerra

Lula afirmou a Donald Trump que a América Latina é uma ‘zona de paz’ e não precisa de guerras, defendendo o diálogo para resolver conflitos políticos.
América Latina zona de paz — foto ilustrativa América Latina zona de paz — foto ilustrativa

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou ter dito a Donald Trump, durante um encontro na Malásia em 26 de outubro, que a América Latina é uma “zona de paz” e não necessita de conflitos militares. A declaração foi feita em Entrevista às agências Reuters e Associated Press em Belém (PA), ao comentar sobre operações militares dos EUA no mar do Caribe.

Lula destacou que a América Latina se caracteriza pela ausência de armas nucleares e que, no caso do Brasil, a proibição é constitucional. “Tive a oportunidade de conversar com Trump sobre esse assunto, dizendo para ele que a América Latina é uma zona de paz. Aqui não proliferaram armas nucleares. No caso do Brasil, é constitucional e eu tenho orgulho de ser constituinte e ter votado para que não houvesse proliferação de armas atômicas e nucleares aqui no Brasil”, afirmou o presidente.

“Somos uma zona de paz, não precisamos de guerra aqui”, reforçou Lula.

Venezuela e Ações no Caribe

Em outra parte da Entrevista, o presidente indicou que pretende levar à próxima reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) a discussão sobre a situação da Venezuela e a participação de forças armadas norte-americanas em ações no Caribe. Lula defendeu que a resolução de conflitos políticos deve ocorrer por meio do diálogo.

“Não é necessário, a polícia tem todo o direito de fazer o combate ao narcotráfico. Tem todo o direito e responsabilidade de fazer e os americanos poderiam estar tentando ajudar esses países, não tentando ficar atirando contra esses países”, comentou Lula, referindo-se a ações militares que ele considera desnecessárias. Ele acrescentou: “Não quero que a gente chegue a uma invasão terrestre. Eu disse ao presidente Trump e vou repetir a você: um problema politico a gente não resolve com armas, a gente resolve com diálogo. Se está faltando dialogo eu me coloquei à disposição”.

Presidente Lula e Donald Trump em reunião na Malásia.
Presidente Lula e Donald Trump em reunião na Malásia.

Fonte: G1

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade