Lula ameaça ligar para Trump sobre tarifas se negociações falharem

Lula ameaça ligar para Donald Trump sobre tarifas se negociações não avançarem até o final da COP30. Ministro Haddad foca em ajuste fiscal e juros.
Lula Trump tarifas — foto ilustrativa Lula Trump tarifas — foto ilustrativa
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 26/09/2025 REUTERS/Adriano Machado

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que entrará em contato novamente com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caso as negociações sobre tarifas não progridam em breve. Lula indicou que uma nova ligação ocorrerá se as conversas não avançarem até o final da COP30, conferência climática da ONU sediada pelo Brasil.

Contexto das Tarifas e Negociações

Lula e Trump se reuniram anteriormente na Malásia, em outubro, para tentar solucionar as tensões comerciais. Na ocasião, Trump havia elevado as tarifas sobre a maioria dos produtos brasileiros importados pelos EUA de 10% para 50%, o que gerou o debate.

Segundo Lula, o objetivo da reunião anterior era estabelecer um acordo, e ele solicitou aos negociadores que iniciassem as tratamentes prontamente. O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estariam prontos para novas rodadas de negociação e poderiam se deslocar aos EUA, se necessário.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, demonstrou preparo para negociações.

Posicionamento de Haddad sobre Política Econômica

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem se posicionado ativamente sobre a economia brasileira. Ele prometeu que o Governo Lula entregará o melhor resultado fiscal desde 2015 e enfatizou que a pasta não recuará do objetivo de organizar as contas públicas.

Haddad também comentou sobre a taxa Selic, afirmando que ela deve cair diante da melhora nos dados de inflação. Para o ministro, uma taxa real de juros de 10% no Brasil é insustentável.

Presidente Lula em evento diplomático.
Lula sinaliza ação direta caso negociações diplomáticas não avancem.

Próximos Passos e Ultimato de Lula

Lula reiterou que, ao final da COP30, caso não haja uma reunião marcada entre seus negociadores e os representantes de Trump, ele mesmo fará uma nova ligação ao presidente americano. Essa declaração sinaliza a importância do tema para o governo brasileiro e a disposição de Lula em intervir diretamente nas negociações.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade