Congresso Debate Segurança: Governo Lula Preocupado com CPI e Projeto Anti-Terror

Governo Lula se preocupa com debate de segurança no Congresso. CPI do Crime Organizado e projeto que equipara facções a terroristas geram apreensão.
segurança no Congresso — foto ilustrativa segurança no Congresso — foto ilustrativa

A segurança pública se tornou o foco principal do debate no Congresso Nacional, gerando preocupação na equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva devido ao potencial de desgaste na imagem do governo. A intensificação das discussões ocorre após a recente operação de segurança no Rio de Janeiro.

Instalação da CPI do Crime Organizado no Senado

Nesta terça-feira, 4 de novembro, será instalada no Senado a CPI do Crime Organizado. O Governo busca evitar que a comissão fique sob o comando de senadores alinhados à direita e ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), autor do requerimento, é o nome cotado para relator. A disputa pela presidência da CPI está em aberto, com Flávio Bolsonaro (PL-RJ) interessado na posição, enquanto o governo apoia Fabiano Contarato (PT-ES), delegado aposentado da Polícia Civil.

Moradores levam corpos após operação de segurança no Rio de Janeiro
Operação de segurança no Rio de Janeiro acirra debate sobre segurança pública no Congresso.

Alessandro Vieira enfatiza a necessidade de um raio-x das organizações criminosas, como PCC e Comando Vermelho, e a busca por estratégias de combate com planejamento e inteligência, sem exploração política.

Projeto que Equipara Organizações Criminosas a Terroristas na Câmara

Paralelamente, na Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pode votar o projeto que equipara organizações criminosas a organizações terroristas. O governo avalia que enfrentará dificuldades para impedir a aprovação desta medida, que considera perigosa por abrir brechas para intervenções estrangeiras sob o pretexto de combater o terrorismo.

O secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, licenciou-se do cargo para atuar como deputado e relatar este projeto na CCJ. Há dúvidas sobre a constitucionalidade da proposta no Supremo Tribunal Federal (STF), onde certamente será questionada.

Preocupação do Governo Lula com o Avanço da Pauta de Segurança

A pauta de segurança no Congresso, especialmente com a instalação da CPI e o avanço do projeto anti-terrorismo, coloca o governo Lula em alerta. A equipe presidencial teme que a oposição utilize o tema para desgastar a imagem do executivo, explorando a percepção pública sobre a eficácia das políticas de segurança.

A articulação política se intensifica para tentar controlar os rumos da CPI e mitigar os riscos da aprovação do projeto na Câmara, demonstrando a complexa relação entre o Executivo e o Legislativo na gestão da segurança pública no país.

Fonte: G1

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade