Febraban Apoia Medidas do BC Contra Contas-Bolsão para Proteger Sistema Financeiro

Febraban apoia novas medidas do Banco Central sobre ‘contas-bolsão’, considerando-as firmes e estratégicas para proteger o sistema financeiro contra fraudes e crime organizado.
medidas do BC sobre contas-bolsão — foto ilustrativa medidas do BC sobre contas-bolsão — foto ilustrativa

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) manifestou apoio irrestrito e considerou imprescindíveis as novas medidas do Banco Central (BC) em relação às “contas-bolsão”. As novas regras visam o encerramento compulsório de “contas-bolsão” irregulares, atuando como uma Defesa robusta contra atividades ilícitas.

“Essas ações do Banco Central representam uma resposta mais firme e estratégica para proteger o Sistema Financeiro Nacional e clientes contra a prática fraudulenta em contas transacionais, que têm sido usadas para entrada e escoamento de dinheiro de golpes, fraudes, ataques cyber e do crime organizado”, afirmou a entidade em Nota Oficial. A Febraban destacou que as mudanças são resultado de um diálogo contínuo com o regulador.

Avanço Estrutural para um Ambiente Financeiro Seguro

Segundo a federação, as novas normas configuram um avanço estrutural rumo a um ambiente financeiro mais seguro e confiável. A Febraban também ressaltou que as mudanças estão alinhadas às diretrizes de autorregulação bancária recentemente implementadas. Essas diretrizes reforçaram os critérios para identificação, bloqueio preventivo e encerramento imediato de contas com desvio de finalidade.

BC Reequilibra Sistema Priorizando Segurança

Na avaliação da entidade, o Banco Central, ao determinar o encerramento compulsório dessas contas, “reequilibra” pilares do sistema financeiro. A prioridade é a segurança e o combate a práticas nefastas, como o aluguel de contas, o uso de contas-bolsão, contas frias e aquelas abertas para fins ilegais, como em bets ilegais.

Compromisso com a Proteção e Confiança no Setor Bancário

A federação ainda reforçou seu compromisso de seguir atuando em colaboração com o Banco Central e outras autoridades. O objetivo é proteger os clientes, preservar a integridade do setor e fortalecer a Confiança no sistema bancário brasileiro.

Fonte: Valor Econômico

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade