Azul: Acordo Consensual com Credores Avança Plano de Recuperação Judicial

Azul anuncia acordo global com credores para plano de reorganização na recuperação judicial. Companhia busca fortalecer sua estrutura de capital.
Azul recuperação judicial acordo credores — foto ilustrativa Azul recuperação judicial acordo credores — foto ilustrativa

A Azul anunciou um importante avanço em seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. A companhia aérea fechou um acordo global com o Comitê Oficial de Credores Quirografários (UCC) para um plano de reorganização consensual. Este passo é crucial para a reestruturação financeira da empresa e seu posicionamento de longo prazo.

Entendendo o Acordo com Credores

O Comitê de Credores Quirografários, que representa aqueles sem garantias reais, pretende incentivar todos os credores a aprovarem o plano após sua validação pelo Tribunal. O acordo busca alinhar os interesses e facilitar a saída da Azul do Chapter 11, o processo de recuperação judicial americano.

John Rodgerson, CEO da Azul, destacou a colaboração: “Seguimos avançando em nosso processo de reestruturação com o apoio de nossos principais stakeholders, incluindo nossos credores quirografários, com os quais chegamos a um acordo após negociações construtivas”.

Logotipo da Azul Linhas Aéreas, associada ao acordo de recuperação judicial.
Logotipo da Azul.

Contexto da Recuperação Judicial da Azul

Em maio, a Azul solicitou a Recuperação Judicial nos EUA devido a dificuldades em levantar capital e renegociar dívidas. Na época, a alavancagem da companhia atingia 5,2 vezes, com dívidas acumuladas em R$ 31 bilhões, um aumento de 50% em um ano. A escolha pelos EUA se deu pela agilidade e pelos mecanismos disponíveis no país para a reestruturação de companhias aéreas, como já haviam feito a Latam e a Gol após a pandemia.

Próximos Passos e Cronograma

A Audiência de Divulgação, para aprovar a Declaração de Divulgação da Azul e o Acordo de Compromisso de Backstop, está marcada para esta terça-feira, 4 de junho, às 11h (horário da Costa Leste dos EUA). Após essa etapa, a declaração de divulgação e o Plano de Reorganização serão distribuídos aos credores para análise e votação.

O Tribunal agendou a audiência de confirmação do Plano de Reorganização para 11 de dezembro. A Azul reafirma seu compromisso em apoiar seus colaboradores, atender seus clientes e garantir o sucesso de longo prazo da companhia.

Fonte: Estadão

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade