Lewandowski envia 20 peritos da PF ao RJ para megaoperação no Alemão

Ministro Ricardo Lewandowski envia 20 peritos da PF e Força Nacional ao Rio para auxiliar nas investigações da megaoperação no Alemão e Penha.
Megaoperação no Alemão — foto ilustrativa Megaoperação no Alemão — foto ilustrativa

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quinta-feira (30) que o Governo federal enviará 20 peritos da Polícia Federal (PF) ao Rio de Janeiro. A medida visa auxiliar nas investigações e perícias da megaoperação que resultou em mais de 120 mortes nos complexos do Alemão e da Penha.

Em Entrevista, Lewandowski destacou que a ação é o primeiro “resultado concreto” do “escritório extraordinário” criado para agilizar a comunicação entre autoridades federais e estaduais, após reunião de emergência com o presidente Lula. O envio do efetivo atende a uma demanda do estado para acelerar trabalhos como a identificação de corpos e a análise da cena do crime.

Operação no Complexo do Alemão e da Penha no Rio de Janeiro
Megaoperação no Rio de Janeiro mobiliza peritos federais.

Peritos Federais e Força Nacional no Rio

“Nós vamos enviar 20 peritos da Polícia Federal especializados não só em necropsias, mas também em balística, exames de DNA”, detalhou Lewandowski. “Acabo de falar com o Cláudio Castro, avisando que vamos enviar ao RJ imediatamente esse contingente. Já existem alguns baseados no Rio, vão se apresentar. E nós estamos recebendo a requisição já do secretário de Segurança Pública do Rio pedindo esses peritos. Esse já é um primeiro resultado”.

Além dos especialistas da PF, o ministro informou que também serão enviados “de 10 a 20 peritos, dependendo da necessidade, da Força Nacional”.

Escritório Emergencial para Agilizar Investigações

Lewandowski explicou que o envio dos peritos é a primeira ação do novo escritório emergencial de comunicação, criado justamente para evitar entraves burocráticos em momentos de crise. Ele comunicou a decisão ao governador Cláudio Castro e formalizou a requisição para o envio do contingente junto ao Secretário de Segurança Pública do Rio.

“É uma forma rápida de se resolver os problemas sem enfrentar toda a burocracia que tradicionalmente existe”, concluiu o ministro.

Fonte: G1

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade