Operação no Rio: Vítimas Amarradas e Pressão por Investigação

Moradores do Rio encontram vítimas amarradas em operação policial. Entidades pedem investigação internacional após 119 mortes. Entenda os detalhes.
Operação policial Rio vítimas amarradas — foto ilustrativa Operação policial Rio vítimas amarradas — foto ilustrativa
People watch as the bodies of dead people are brought to a hospital, on the day of a police operation against drug trafficking at the favela do Penha, in Rio de Janeiro, Brazil October 28, 2025. REUTERS/Aline Massuca

Moradores do Complexo da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, relataram ter encontrado corpos em uma área de mata após um confronto entre policiais e suspeitos. O local, próximo ao Campo da Vacaria, liga os complexos da Penha e do Alemão.

Um dos corpos encontrados foi o de Wellington Brito, 21 anos. Sua mãe, Taua Brito, afirmou que o filho estava com os pulsos amarrados por uma corda, sugerindo que ele poderia ter sido socorrido. “Dava tempo de socorrer. A corda mostra que ele estava preso, amarrado em algum lugar. Deixaram meu filho morrer”, declarou ao portal UOL.

Taua Brito procurou o filho no Hospital Getúlio Vargas, onde foi informada de que ele estaria detido. Moradores relataram ter removido os corpos da mata por conta própria e os transportado em mototáxis até a via principal da comunidade. Testemunhas afirmaram que o Acesso à área foi bloqueado pela polícia durante a operação.

Governador Claudio Castro em entrevista sobre operação no Rio
Governador Claudio Castro abordou a operação policial.

Operação Contenção: O Legado de 119 Vítimas

A Operação Contenção, direcionada contra o Comando Vermelho (CV), resultou em 119 mortes confirmadas, incluindo quatro policiais, e 81 prisões. A ação mobilizou 2.500 agentes e já é considerada a mais letal da história do Rio de Janeiro.

Pressão por Transparência e Investigação Internacional

Entidades de direitos humanos apresentaram um pedido à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para o envio de peritos internacionais. O objetivo é acompanhar as investigações sobre as mortes ocorridas durante a operação policial.

Mapa indicando área de operação policial no Rio de Janeiro
Região do Campo da Vacaria, local de confronto.

A situação gerou grande comoção na comunidade e aumentou a pressão por respostas e investigações rigorosas sobre as circunstâncias das mortes, especialmente os relatos de vítimas amarradas.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade