Demanda por energia em data centers dobrará até 2039, diz Dominion Energy

Dominion Energy espera que demanda por energia de data centers dobre até 2039, impulsionada pela IA. Empresa anuncia investimentos em infraestrutura e novas tarifas.
Demanda por energia data centers — foto ilustrativa Demanda por energia data centers — foto ilustrativa

A Dominion Energy, gigante do setor elétrico americano com forte atuação na região de maior concentração de data centers do mundo, projeta que a demanda por eletricidade em suas áreas de concessão dobrará até 2039. Esse crescimento exponencial é impulsionado majoritariamente pela expansão acelerada das instalações de processamento de dados, essenciais para o avanço da Inteligência Artificial.

Crescimento explosivo no consumo de energia

Segundo Robert Blue, CEO da Dominion Energy, os data centers já representam 27% da Receita da companhia. A expectativa é que essa participação aumente significativamente, levando a um pico histórico na demanda de clientes. Os dez maiores picos de consumo registrados pela empresa ocorreram em 2025, refletindo a tendência de alta.

A Dominion opera dentro da PJM Interconnection, a maior rede de energia dos Estados Unidos, que abrange 13 estados e o Distrito de Columbia. A demanda gerada por data centers de empresas de Inteligência Artificial está provocando um crescimento anual estimado em mais de 6%, um salto considerável em comparação aos 0,5% registrados em 2021.

“Tudo isso exige que façamos alguns ajustes significativos”, declarou Blue. A companhia planeja a implantação de mais de 33 gigawatts de nova capacidade de geração de energia nos próximos 20 anos para suprir a demanda crescente.

Investimentos em infraestrutura e novas tarifas

Para atender a essa necessidade, a Dominion Energy planeja investir cerca de US$ 2,8 bilhões em transmissão em 2027, um aumento em relação aos US$ 2,1 bilhões do ano anterior. Os investimentos em 2024 já haviam registrado uma alta de 18% em relação a 2023. “Precisamos de uma maneira de levar toda a energia nova a todos os novos clientes, garantindo que os Custos sejam alocados de forma justa”, pontuou o CEO.

A crescente demanda dos data centers tem levantado preocupações sobre o potencial aumento nos custos de energia para os consumidores. Em resposta, a Dominion propôs uma nova estrutura tarifária para clientes de grande porte. Essa tarifa prevê o pagamento de taxas mínimas de demanda por diversos serviços, além de contratos de 14 anos e novos requisitos de depósito e crédito.

Essa iniciativa visa equilibrar os investimentos necessários em infraestrutura com a alocação justa de custos, garantindo a sustentabilidade do fornecimento de energia para o futuro. O avanço da inteligência artificial e a expansão dos data centers configuram um novo paradigma para o setor de energia.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade