Cláudio Castro x Lula: Governador do RJ busca culpar Brasília por crise de segurança

Governo Lula avalia que Cláudio Castro tenta transferir responsabilidade pela crise de segurança no RJ para Brasília, alegando falta de apoio federal.
Cláudio Castro x Lula — foto ilustrativa Cláudio Castro x Lula — foto ilustrativa

A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, busca transferir a responsabilidade pela crise de segurança pública para Brasília. A avaliação surge após declarações do governador indicarem que as forças de segurança estaduais atuam sozinhas no enfrentamento ao crime organizado, e que o governo federal teria negado ajuda de blindados.

A afirmação de Castro foi feita em Entrevista para detalhar a megaoperação realizada na última terça-feira (28) no Rio de Janeiro, que resultou em 81 presos e 22 mortos, incluindo dois policiais. O governador direcionou Críticas ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando falta de apoio e até mesmo interferência no combate à criminalidade.

Barricadas em chamas durante operação policial no Rio de Janeiro.
Barricadas em chamas em reação à Operação Contenção.

Governo Federal Ausente em Planejamento?

Segundo assessores próximos ao presidente Lula, o governador Cláudio Castro não comunicou previamente o planejamento de uma operação de tamanha magnitude, que envolveu riscos significativos para as forças policiais e a população. A Falta de aviso prévio é vista como um ponto crucial na estratégia de comunicação do governo estadual.

GLO e Empréstimo de Blindados: Entenda a Questão

Um auxiliar de Lula destacou que o empréstimo de blindados só é possível mediante a vigência de uma Garantia de Lei e da Ordem (GLO), o que não era o caso. Além disso, foi ressaltado que o Exército não recebeu qualquer solicitação formal para o uso de seus blindados em ações de segurança no Rio de Janeiro durante o período.

“Ele sempre quer fazer tudo sozinho, não concorda com a PEC da Segurança, depois da operação tenta transferir a responsabilidade para o Governo federal”, disse um assessor de Lula, em referência à postura de Castro.

A Posição de Lula sobre o Uso das Forças Armadas

O presidente Lula tem expressado sua contrariedade ao uso de GLOs para envolver o Exército em combate direto ao crime organizado no Rio de Janeiro, afirmando que as Forças Armadas não devem ser empregadas nesse tipo de ação. Embora a presença de blindados nas ruas possa ocorrer, a iniciativa depende de um planejamento conjunto entre as esferas federal e estadual de segurança.

“Não podemos simplesmente ceder os blindados sem saber o que serão feitos com eles. Isso não tem sentido nenhum”, completou outro auxiliar do presidente, evidenciando a cautela da administração federal em relação ao apoio logístico.

Fonte: G1

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade