A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que traficantes são “vítimas dos usuários” e que seria “mais fácil combater viciados deu munição à oposição, que vinha cometendo erros em série. Meses de acertos por parte do Governo haviam permitido a melhora da popularidade do presidente no último trimestre.
A fala ocorreu na madrugada desta sexta-feira (24), quando Lula foi questionado sobre o combate às drogas. Segundo o presidente, “os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também.
loading=”lazy”>
Análise da Declaração Presidencial
A afirmação de Lula, experiente político, é equivocada sob diversos aspectos. Primeiramente, a lei brasileira classifica o tráfico como crime hediondo, sem possibilidade de anistia, o que contradiz a sugestão de que a legislação “passa pano” para traficantes. Além disso, o presidente ignora a dor de famílias afetadas pela criminalidade, atribuindo erroneamente parte da culpa aos usuários.
O Estado brasileiro, representado por Lula, não tem controle sobre todas as regiões. Dados indicam que cerca de 28,5 milhões de brasileiros vivem sob o domínio de facções e milícias, segundo o
Fonte: G1