Lula defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Presidente Lula defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas, argumentando que a receita financiará a transição energética e destacando a expertise da Petrobras.
exploração de petróleo na Foz do Amazonas — foto ilustrativa exploração de petróleo na Foz do Amazonas — foto ilustrativa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a liberação das pesquisas para exploração de petróleo na Foz do Amazonas, decisão tomada às vésperas da COP 30 em Belém. O Ibama autorizou a Petrobras a perfurar um poço em águas profundas na região da Margem Equatorial, estendendo-se do Amapá ao Rio Grande do Norte. O aval, no entanto, é exclusivo para pesquisa exploratória.

“Vamos continuar utilizando o dinheiro [do petróleo] para que a gente faça cada vez mais condições do Brasil se ver livre do combustível fóssil. Mas, enquanto o mundo precisar, o Brasil não vai jogar fora uma riqueza que pode melhorar a própria vida do povo brasileiro”, declarou o presidente.

Uso do petróleo para transição energética

Em Coletiva de Imprensa na Indonésia, Lula reiterou seu argumento de que o petróleo deve financiar a transição energética. Ele pontuou que existe um longo período entre a pesquisa e a exploração efetiva do óleo.

“Uma das formas que eu tenho dito é que a gente tem que utilizar o dinheiro do petróleo para consolidar a chamada de transição energética do planeta Terra, porque a Petrobras é uma empresa que vai aos poucos deixando de ter uma empresa de petróleo para ser uma empresa de energia”, explicou.

“Porque é muito fácil falar fim do combustível fóssil, mas é difícil a gente dizer quem é que tem hoje condições de se libertar de combustível fóssil. Ninguém tem”, completou.

Segurança e Biodiversidade na Exploração

Lula também destacou a expertise da Petrobras em procedimentos de águas profundas, minimizando os riscos de acidentes e impactos à Biodiversidade marinha.

“Você não tem histórico da Petrobras ter vazamento de óleo em lugar nenhum. Possivelmente seja a empresa com mais expertise de prospectar petróleo em águas profundas sem nenhum dano”, afirmou o presidente.

Uma das principais preocupações de ambientalistas é com a vasta biodiversidade da região da Foz do Amazonas, que poderia ser severamente afetada em caso de um derramamento de óleo. A Petrobras, a pedido do Ibama, estabeleceu uma base para resgate de animais em Oiapoque, a 12 horas de distância da área de perfuração.

Especialistas alertam que, mesmo com a possibilidade de resgate de animais nesse intervalo de tempo, sistemas como corais e manguezais, únicos na região, não poderiam ser salvos.

“O que o Brasil está fazendo é dando uma demonstração de muita competência. 87% da nossa energia elétrica é limpa, a nossa gasolina é mais limpa, o nosso biodiesel é mais limpo. Então nós estamos fazendo a coisa que tem que ser feita corretamente e vamos continuar investindo energia renovável”, concluiu Lula.

Fonte: G1

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade