PL das Bagagens: Câmara prevê votação para próxima semana

O presidente da Câmara, Hugo Motta, prevê votação do projeto que proíbe cobrança de bagagem de mão em voos para a próxima semana. Entenda os detalhes.
PL das Bagagens — foto ilustrativa PL das Bagagens — foto ilustrativa

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quinta-feira (23) que o plenário da Casa deve votar, até o fim do mês, o projeto de lei que proíbe a cobrança por bagagens de mão em voos comerciais no Brasil.

Segundo Motta, haverá um “esforço concentrado” até o dia 30 de outubro para analisar propostas consideradas prioritárias, incluindo medidas sobre segurança pública, saúde e o combate à falsificação de alimentos e bebidas, além do texto que trata da bagagem aérea.

“Já inseri na pauta o projeto que torna crime hediondo a falsificação e adulteração de alimentos e bebidas (PL 2307/07) e também o que proíbe a cobrança de bagagem de mão em voos (PL 5041/25)”, afirmou o presidente da Câmara em publicação nas redes sociais.

Câmara e Senado articula votação rápida para PL das Bagagens

O relator da proposta, deputado Neto Carletto (Avante-BA), informou que deve apresentar seu parecer na terça-feira (28), com votação prevista para o dia seguinte (29). Carletto disse que há uma articulação entre Câmara e Senado para acelerar a aprovação do texto. Um projeto semelhante foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta semana, e as duas propostas poderão ser unificadas durante a tramitação.

“Há possibilidade de apensar um projeto ao outro, mas já existe diálogo com o Senado para que a matéria avance com urgência”, afirmou o relator.

A proibição da cobrança por bagagem de mão é um tema que volta à pauta do Congresso com frequência desde que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as companhias aéreas a cobrar pelo despacho de malas em 2017.

Parlamentares argumentam que a medida não resultou na redução de preços das passagens, promessa feita à época pelas empresas.

Sessão plenária no Congresso Nacional, com deputados em discussão.
Deputados em sessão plenária na Câmara dos Deputados.
Representação visual de um avião com mala de mão incluída no bilhete.
Proposta visa proibir a cobrança por bagagem de mão em voos.

Fonte: InfoMoney

Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagens e vídeos são de seus respectivos autores.
Uso apenas editorial e jornalístico, sem representar opinião do site.

Precisa ajustar crédito ou solicitar remoção? Clique aqui.

Publicidade